Tecnologias autônomas feministas: tecendo autocuidado e cuidado coletivo

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Neste momento, oferemos um número limitado de vagas por conta do espaço e recursos de que dispomos e por isso foi necessário selecionar as participantes e encerrar o período de submissões.

Mas continuamos a receber inscrições para nossa lista de espera. Caso haja alguma desistência ao longo do curso, entraremos em contato para convidá-la a participar.

Estamos preparando o material didático e de suporte ao curso com muito cuidado e carinho. Iremos registrar os encontros para compartilhar seus conteúdos com o máximo de pessoas possíveis posteriomente. Continue nos acompanhando.

——————————————————-

Nesse ano iremos promover com o projeto Vedetas, três cursos sobre autonomia feminista e tecnológica. Estamos abrindo as inscrições e convidamos todas as se inscreverem!

Os cursos serão de 36 horas, e tem os seguintes temas:

REDES SOCIAIS, COMUNITÁRIAS E AUTÔNOMAS – nos dias 09/06, 30/06, 21/07, 11/08
Hoje em dia as redes sociais são ambientes onde nos mobilizamos, identificamos e conhecemos, mas também onde somos violentadas, silenciadas e vigiadas. São ambientes de homens brancos onde se reproduzem violências machistas e onde se reforça as opressões do patriarcado.
Mas quais são as redes que conhecemos além das redes sociais? O que elas têm em comum e no que são diferentes?
Esse curso será focado em explicar as possibilidades de comunicação coletiva em rede, dentro e também fora da internet, discutindo o que entendemos serem as redes de apoio e como construimos autonomia através de ferramentas digitais que nos conectam. Vamos conversar sobre redes locais e comunitárias (como redes mesh e rádio) e estratégias de proteção digital nas redes.
Inscrições aqui

CELULAR: SEGURANÇA E POTÊNCIAS – nos dias 16/06, 07/07, 28/07, 18/08
Por quanto tempo você consegue ficar longe do seu celular? O que significa o celular para a nossa vida? Seja qual for a respostas estamos seguras de que é muito mais que comunicação.
Esse aparelho que surgiu para trazer mobilidade para a comunicação via telefone, se tornou cada vez mais essencial no nosso cotidiano, sendo a principal forma de acesso à Internet, nosso dispositivo de vigilância e também muitas vezes nossa fonte de atenção e afeto.
Esse curso vai contar um pouco sobre as vulnerabilidades e os riscos à privacidade que podem estar por trás desses aparelhos. Mas também vamos explorar estratégias e aplicativos que podem nos ajudar a estar mais seguras, comunicar fatos e criptografar mensagens.
Inscrições aqui

IDENTIDADES: NOSSAS FORMAS NO MUNDO DIGITAL – nos dias 23/06, 14/07, 04/08 e 25/08:
Quem você é nas redes? Seja nos perfis online ou nos círculos sociais fora da Internet, ninguém é uma pessoa só. Somos todas múltiplas!
As identidades que criamos nas redes são importantes para nosso espaço de atuação política e também para nos manter seguras.
Nesse curso, vamos explorar as múltiplas identidades que podemos assumir no virtual, as estratégias de anonimato e as ameaças trazidas pela vigilância massiva e controle de nossos corpos através de reconhecimento faciais, mapeamento de perfis, venda de dados de redes sociais e absoluto controle de informações pessoais por poucas empresas (como Facebook, Google e Whatsapp).
Este é um curso de libertação da forma, onde vamos explorar como podemos nos mostrar nos ambientes digitais e quais estratégias podemos criar para escapar da vigilância e trazer de volta a nossa liberdade em ocupar espaços na forma que queremos, seja ela anônima, pseudônima, coletiva, entre outras.
Inscrições aqui