Início

Uma servidora feminista

Vedetas é nossa servidora feminista. Ela existe para ajudar grupos feministas nas suas atividades online e aumentar a segurança e autonomia de mulheres na internet.

Vedeta é o nome das estruturas tipo casinhas que ficava nas praias, de onde era feita a vigilância da costa. Durante a Guerra de Independência da Bahia, no início do século XIX, uma negra ex-escrava chamada Maria Felipa tomou a Ilha de Itaparica de assalto. Durante algumas semanas, sua tropa feminina esteve em vigília nessas casinhas, derrubando embarcações portuguesas.
As mulheres da tropa ficaram conhecidas como vedetas, e são bem populares no imaginário popular de Itaparica, associadas ao canto de capoeira Maria Doze Homens. Maria seria a Maria Felipa, que teria derrubado 12 homens de uma vez.

Saiba como acessar

Entre em contato com vedetas@riseup.net e nos explique
porque você e seu grupo gostariam de acessar a servidora.

Entrar em contato
GPG vedetas@riseup.net: 52B0 76B3 2D09 D46C DE67 D5B5 4FAE C88E 3B10 2171
Chave pública

Serviços

A servidora já esta oferecendo os seguintes serviços alternativos:

Etherpad: os "pads" são documentos de texto que podem ser editados online colaborativamente por muitas pessoas ao mesmo tempo. É ótimo para usar como opção alternativa ao google docs para documentos de texto usados reuniões online. Cada participante ganha automaticamente uma cor o que facilita identificar a colaboração no texto feita por várias pessoas ao mesmo tempo.

Os pads são disponíveis a partir do endereço: https://antonieta.vedetas.org/ e homenageiam a Antonieta de Barros. Antonieta foi a primeira mulher negra parlamentar no Brasil em 1934. Nascida e criada em Santa Catarina, ela foi educadora, jornalista e politica, quebrando estereótipos ligados ao gênero, à etnia e à classe social. Reconhecemos que assim como outras mulheres negras, Antonieta não foi reconhecida pelo seu trabalho, nós da Vedetas queremos homenageá-la.

Ethercalc: assim como os "pads" os "calcs" são planilhas editadas colaborativamente online. Comparáveis as planilhas excel só que com funções mais simples. Estão disponiveis no endereço https://eveliyn.vedetas.org. As calcs homenageiam a Eveliyn. Ela se formou em matemática em 1945 e foi uma das mulheres negras pioneiras na área de tecnologia nos EUA, trabalhando com empresas como IBM e NASA. Sempre foi uma mulher independente que se destacou na área num tempo onde era muito dificil para mulheres acessarem cargos de ponta em empresas de tecnologia, especialmente mulheres negras.

Foi atacada?
Conte sua historia

Se você desconfia ou tem certeza que foi alvo de um ataque virtual, compartilhe anonimamente sua historia com a gente.
Iremos investigar e encaminhar o caso para que receba ajuda.